terça-feira, 20 de janeiro de 2009

certo e errado, a vida cheia de regras.

As vezes, quando iremos fazer alguma coisa pensamos rapidamente : "Acho que não vou fazer isso, é errado, meu pai disse para não fazer." ou intão "Agora que ja tá na merda.. melhor continuar!".

Um dos fatores que nos faz fazer isso é a religião, por exemplo : quando se é uma criança pequena e vai fazer uma coisa ruim como xingar alguem ou ter um mau comportamento nossa(o) mãe/pai nos diz "filho(a), não faça isso que o papai do céu não gosta/castiga!". Nesse começo, nossa mente ja pega as ideias de certo e errado até que decoramo-as. Mais tarde adotamos uma religião e segundo a nossa religião há os mandamentos e tal, e por isso nos reestringimos a fazer/não fazer algumas coisas, e quando mais tarde se quisermos trocar de religião todas as concepções mudam de novo.

Pense que, quando trocamos de religião, esquecemos tais mandamentos antigos e partimos para outro, e quando isso acontece a concepção muda, a mudando algumas coisas novas/antigas serão permitidas e outras não.

Mas mesmo sem religião, nós ja temos a ideia de coisas que julgamos certas ou erradas, como roubar. Algum de vocês já pensou porque um ladrão roba? Um assassino mata? Se vc leu esse artigo até agora vc provavelmente ja deve saber.

É porque geralmente os ladrões/assassinos não possuem essas regras, para eles roubar/matar é uma coisa normal, do dia-a-dia. Para eles não existem nada que cutuque a cabeça para dizer certo/errado, eles não tem esse senso indicador.

Por isso podemos concluir que, selecionando todas as pessoas do planeta, não existem certo nem errado, pois todas elas tem um senso indicador/concepção diferente e consequentemente uma cabeça diferente.

Outro fator é a sociedade, todo tipo de ordem e sociedade tem suas regras e aquele que não as seguir deve pagar uma divida na sociedade como a prisão. Cada jurisdição e profissão possui um codigo de ética que será julgada pela moral ( codigo de leis/consituição e outro tipo de codigo penal ). Para a lei o que é certo e errado é seguido à richa e se você está em um campo jurídico ( país e estado ) deverá seguir as leis desse campo para ser um bom cidadão.

Minha sugestão é que todos tenham claro sua religião, seu tipo de governo, suas regras e a sociedade para que as leis não sejam quebradas e tenham um bom senso e um senso crítico, que todo o bom cidadão deve ter.

2 comentários:

  1. não acho que os ladrões não tem noção de "roubar" ou de "matar"
    na verdade, as pessoas que fazem isso foram criadas em círculo no qual isso é normal ou fazem isso por motivos extremos, como para os uso de drogas.
    além disso, essa noção depende tbm dodesinvolvimento da sociedade que ela vive.
    os índices de crimes em alguma país qualquer da europa são muito menores que os do Brasil porque eles tem renda pra capita superior e governo bem mais preparado (além claro do fato da idade, e de nós sermos muito mais novos que os países da europa)
    um ladrão tem noção do que faz, mas pra ele não tem a importância que tem pra nós, se eles morrerem, e dai? nós temos muito pra perder, a nossa vida maravilhosa, convenhamos, somos jovens privilegiados, mas e eles? eles se matam trabalhando e não ganham nada, o filho deles tem péssima educação e saúde, mínima segurança, e dai?
    dale, escrevi um texto, não vou nem finalizar, mas acho que já passei a minha idéia :D

    ResponderExcluir
  2. ou seja... eles nao tem o senso indicador. é normal no diadia, eu escrevi isso !!!! nem sempre a pobreza eh fator tb. :p

    ResponderExcluir